FAP.png

AP-01

01:00H DUPLO COMANDO

DECOLAGEM CURTA

GLISSADA NA ÁREA DE INSTRUÇÃO

GLISSADA NA FINAL

PANE SIMULADA ALTA

POUSO CURTO

A AP-01 é a primeira missão da fase de aperfeiçoamento do curso de PP. A função dessa fase é justamente aprimorar a pilotagem do piloto-aluno em manobras mais refinadas, além de praticar o que já aprendeu.

 

Nesta missão, já é prevista a execução da decolagem curta. Clique AQUI para mais detalhes dessa manobra. O objetivo dela é simular a decolagem de uma pista com dimensões reduzidas. Para efetuar essa decolagem, deve-se setar o FLAP na posição 10º. As velocidades de decolagem são reduzidas em 5MPH.

 

Portanto: Alivia-se o manche com 60 MPH, roda a aeronave com 65 MPH, e sobe com 70 MPH.

 

Após 400ft AGL, deve-se efetuar a aceleração da aeronave para 75 MPH. Após atingir essa velocidade, recolher os FLAPS para posição UP.

 

Ao atingir 500ft AGL, efetuar normalmente o AFTER TAKEOFF CHECKLIST.

 

Na REA, será mostrada e praticada a manobra de GLISSAGEM. A Glissagem é um recurso utilizado para perder velocidade em aeronaves pequenas, uma vez que essas não são equipadas com SPOILERS ou SPEEDBRAKES. Para executar a manobra, deve-se subir para uma altitude de segurança, maior que 1500FT AGL. Ao iniciar o voo planado e configurar os FLAPS, deve-se aplicar FULL PEDAL para um lado, e comandar o manche para o outro lado. A aeronave voará de lado, expondo maior superfície lateral ao vento relativo, e então, aumentando seu arrasto. Consequentemente, perderá velocidade.

 

Tenha em mente que a glissagem é o "speedbrake" do Cessna. PORÉM, NÃO DEVE-SE USAR A GLISSAGEM A TODO MOMENTO. Ela é apenas o ÚLTIMO RECURSO caso haja necessidade de perder velocidade.

 

No retorno da REA, será praticado o pouso curto. Clique AQUI para mais detalhes dessa manobra.

manap1.png