Sequência de decolagem NORMAL - FLAPS UP.
Descrição textual:
Após ser autorizada a decolagem, alinhar na pista em uso. Utilizar o máximo de pista possível. Verificar na bússola se a indicação corresponde à pista em uso. (Por exemplo, decolando da pista 21 de SBJR, deve-se ter a leitura de 210º na bússola). Aplicar freio de maneira a manter a aeronave parada. Aplicar leve pressão à frente, a fim de manter a aeronave com nariz baixo durante a corrida de decolagem. Aplicar GENTILMENTE potência, ainda com freios aplicados. Elevar rotação do motor até o máximo de maneira gentil. Verificar se a RPM mínima estática de 2450 RPM foi atingida. Verificar se os parâmetros de OIL PRESS e OIL TEMP estabilizaram dentro da faixa verde de operação. Caso positivo, anunciar a decisão "GO". Caso negativo, anunciar a decisão "ABORT". Ao tomar a decisão "GO", liberar os freios da aeronave. Utilizar os pedais do leme de direção para manter a aeronave alinhada com o eixo central da pista. Monitorar o velocímetro. Assim que tiver indicação positiva de velocidade, anunciar "SPEED ALIVE". O instrutor deve cotejar "CHECKED". Ao alcançar a velocidade de 65 MPH, aliviar um pouco a pressão feita no manche, a fim de deixá-lo na posição neutra. Ao atingir a velocidade de 70 MPH, anunciar "ROTATE". Cabrar suavimente a aeronave até a mesma sair do chão. Após estabilizar a aeronave fora do solo, ligeiramente aplicar manche à frente a fim de capturar a velocidade de 75 MPH. Ao atingir essa velocidade, manter o nariz da aeronave elevado na atitude correta para voo de subida. Ao estabelecer essa atitude, usar o compensador para reduzir os esforços do piloto. Atentar para possíveis pássaros no eixo de decolagem. Ao atingir 500 FT AGL, baixar um pouco o nariz da aeronave e reduzir a potência para 2400 RPM. Compensar a aeronave para a nova configuração de atitude-potência. Iniciar os AFTER TAKEOFF MEMORY ITEMS = FTOLL (Flaps, Thrust, Landing Light).
Verificar Flaps na posição UP no painel e visualmente nas asas. Colocar o switch dos Flaps em OFF. Verificar potência em 2400 RPM, OIL PRESS e OIL TEMP na faixa verde. Desligar Landing Lights.
Sequência de decolagem CURTA - FLAPS 10º.
Descrição textual:
[Após ser autorizada a decolagem, alinhar na pista em uso. Utilizar o máximo de pista possível. Verificar na bússola se a indicação corresponde à pista em uso. (Por exemplo, decolando da pista 21 de SBJR, deve-se ter a leitura de 210º na bússola). Aplicar freio de maneira a manter a aeronave parada. Aplicar leve pressão à frente, a fim de manter a aeronave com nariz baixo durante a corrida de decolagem. Aplicar GENTILMENTE potência, ainda com freios aplicados. Elevar rotação do motor até o máximo de maneira gentil. Verificar se a RPM mínima estática de 2450 RPM foi atingida. Verificar se os parâmetros de OIL PRESS e OIL TEMP estabilizaram dentro da faixa verde de operação. Caso positivo, anunciar a decisão "GO". Caso negativo, anunciar a decisão "ABORT". Ao tomar a decisão "GO", liberar os freios da aeronave. Utilizar os pedais do leme de direção para manter a aeronave alinhada com o eixo central da pista. Monitorar o velocímetro. Assim que tiver indicação positiva de velocidade, anunciar "SPEED ALIVE". O instrutor deve cotejar "CHECKED".] = Até este ponto, é igual a decolagem normal.
Ao alcançar a velocidade de 60 MPH, aliviar um pouco a pressão feita no manche, a fim de deixá-lo na posição neutra. Ao atingir a velocidade de 65 MPH, anunciar "ROTATE". Cabrar suavimente a aeronave até a mesma sair do chão. Após estabilizar a aeronave fora do solo, ligeiramente aplicar manche à frente a fim de capturar a velocidade de 70 MPH. Ao atingir essa velocidade, manter o nariz da aeronave elevado na atitude correta para voo de subida. Ao estabelecer essa atitude, usar o compensador para reduzir os esforços do piloto. Atentar para possíveis pássaros no eixo de decolagem. Ao atingir 400 FT AGL, baixar um pouco o nariz da aeronave, e acelarar para 75 MPH. Ao alcançar essa velocidade, comandar FLAPS UP, atentando para a mudança de comportamento da aeronave. Continuar a subida com 75 MPH até atingir 500 FT AGL, reduzir a potência para 2400 RPM. Compensar a aeronave para a nova configuração de atitude-potência. Iniciar os AFTER TAKEOFF MEMORY ITEMS = FTOLL (Flaps, Thrust, Landing Light).
Verificar Flaps na posição UP no painel e visualmente nas asas. Colocar o switch dos Flaps em OFF. Verificar potência em 2400 RPM, OIL PRESS e OIL TEMP na faixa verde. Desligar Landing Lights.