Sequência de Estol COM motor - 1500 rpm

 

Descrição textual:

 

Subir inicialmente para uma altitude segura. Executar a manobra ao mínimo 2000FT AGL. 

 

Após atingir a altitude de início, efetuar o check de cabine. (Battery ON, Alternator ON, Magnetos BOTH, Carb Heat OFF, Mixture RICH, Fuel Shutoff Valve ON).

Fazer Callout: "Bateria, alternador, magnetos ambos, ar quente fechado, mistura rica, seletora ON".

 

Com check de cabine concluído, efetuar o check de área. (Olhar para fora da aeronave, e verificar que os setores da esquerda, frente, direita e cauda estão livres de aeronaves).

Fazer Callout: "Esquerda, frente, direita e cauda livres".

 

Para iniciar o Estol, deve-se reduzir gradativamente a potência do motor até 1500 rpm. Com a perda de potência, a tendência natural da aeronave é que o nariz baixe. Evitar essa tendência aplicando levemente manche para trás. Manter o variômetro (climb) zerado. Conforme a velocidade diminui, haverá necessidade de um comando maior. Conforme esse comando for sendo aplicado, mais a velocidade irá drenar, e mais o nariz da aeronave estará apontado para cima. Eventualmente, será atingido o ângulo crítico, e a aeronave irá entrar em condição de estol. 

 

Com o estol confirmado, 

 

- Variações do padrão aceitáveis:

 

Julgar a altura na rampa ideal de planeio durante toda a aproximação. Caso esteja baixo, aplicar levemente potência até recuperar a rampa. Se estiver alto, aplicar FLAP 30 ou 40, assumir a velocidade de 65 MPH no planeio até enquadrar a rampa correta. Se ainda sim estiver alto, considerar a arremetida, ou então glissar.

 

pouso normal menor.png

 

Sequência de Estol SEM motor - Idle

 

Descrição textual:

 

Ao ingressar na perna do vento da pista em uso para pouso, efetuar o LANDING CHECKLIST. (Battery ON, Alternator ON, Magnetos BOTH, Carb Heat OFF, Mixture RICH, Fuel Shutoff Valve ON, Landing Lights ON). Fazer Callout: "Bateria, alternador, magnetos ambos, ar quente fechado, mistura rica, seletora ON, landing light on".

 

Ao cruzar o través da cabeceira da pista em uso, gentilmente trazer a potência para IDLE. Manter a aeronave nivelada, com climb zerado. Aguardar a velocidade drenar para 75 MPH. Ao atingir essa velocidade, comandar FLAP 10. Segurar nariz até a velocidade drenar para 70 MPH. Ao atingir essa velocidade, iniciar descida, julgando o ponto ideal para iniciar a curva para perna base. Compensar a aeronave para nova atitude-potência mantendo 70 MPH. Ao ingressar na perna base, nivelar asas. Comandar FLAP 20. Manter planeio com 70 MPH. Iniciar a curva para interceptar final com antecedência para não perder o eixo. Evitar curvas de grande inclinação. Ao estabilizar na reta final de pouso, monitorar velocidade, rampa, pista livre e obstáculos nas imediações da pista. Iniciar o flare próximo do solo, de forma a interromper o planeio, e manter a aeronave voando paralelamente sobre a pista, com atitude ligeiramente cabrada. Aguardar o toque das rodas traseiras primeiro. Ao tocar no solo, gentilmente ceder nariz à frente para toque da roda dianteira. Manter eixo da pista com o uso dos pedais. Manter a aeronave configurada até a total liberação da pista em uso e cruzamento da barra de parada. Proceder com o AFTER LANDING CHECKLIST MEMORY ITEMS = TFOLL (Transponder OFF/2000, Flaps UP OFF, Landing Light OFF)

IMPORTANTE: Selecionar o transponder em OFF primeiro, para só depois configurar o código 2000. Recolher os FLAPS até a posição UP, verificar visualmente, e então trazer o switch para posição OFF. Desligar Landing Lights.

 

- Variações do padrão aceitáveis:

 

Julgar a altura na rampa ideal de planeio durante toda a aproximação. Caso esteja baixo, aplicar levemente potência até recuperar a rampa. Se estiver alto, aplicar FLAP 30 ou 40, assumir a velocidade de 65 MPH no planeio até enquadrar a rampa correta. Se ainda sim estiver alto, considerar a arremetida, ou então glissar.