Sequência de Estol COM motor - 1500 rpm
Descrição textual:
Subir inicialmente para uma altitude segura. Executar a manobra ao mínimo 2000FT AGL.
Após atingir a altitude de início, efetuar o check de cabine. (Battery ON, Alternator ON, Magnetos BOTH, Carb Heat OFF, Mixture RICH, Fuel Shutoff Valve ON).
Fazer Callout: "Bateria, alternador, magnetos ambos, ar quente fechado, mistura rica, seletora ON".
Com check de cabine concluído, efetuar o check de área. (Olhar para fora da aeronave, e verificar que os setores da esquerda, frente, direita e cauda estão livres de aeronaves).
Fazer Callout: "Esquerda, frente, direita e cauda livres".
Para iniciar o Estol, deve-se reduzir gradativamente a potência do motor até 1500 rpm. Com a perda de potência, a tendência natural da aeronave é que o nariz baixe. Evitar essa tendência aplicando levemente manche para trás. Manter o variômetro (climb) zerado. Conforme a velocidade diminui, haverá necessidade de um comando maior. Conforme esse comando for sendo aplicado, mais a velocidade irá drenar, e mais o nariz da aeronave estará apontado para cima. Eventualmente, será atingido o ângulo crítico, e a aeronave irá entrar em condição de estol.
Com o estol confirmado,
- Variações do padrão aceitáveis:
Julgar a altura na rampa ideal de planeio durante toda a aproximação. Caso esteja baixo, aplicar levemente potência até recuperar a rampa. Se estiver alto, aplicar FLAP 30 ou 40, assumir a velocidade de 65 MPH no planeio até enquadrar a rampa correta. Se ainda sim estiver alto, considerar a arremetida, ou então glissar.
Sequência de Estol SEM motor - Idle
Descrição textual:
Ao ingressar na perna do vento da pista em uso para pouso, efetuar o LANDING CHECKLIST. (Battery ON, Alternator ON, Magnetos BOTH, Carb Heat OFF, Mixture RICH, Fuel Shutoff Valve ON, Landing Lights ON). Fazer Callout: "Bateria, alternador, magnetos ambos, ar quente fechado, mistura rica, seletora ON, landing light on".
Ao cruzar o través da cabeceira da pista em uso, gentilmente trazer a potência para IDLE. Manter a aeronave nivelada, com climb zerado. Aguardar a velocidade drenar para 75 MPH. Ao atingir essa velocidade, comandar FLAP 10. Segurar nariz até a velocidade drenar para 70 MPH. Ao atingir essa velocidade, iniciar descida, julgando o ponto ideal para iniciar a curva para perna base. Compensar a aeronave para nova atitude-potência mantendo 70 MPH. Ao ingressar na perna base, nivelar asas. Comandar FLAP 20. Manter planeio com 70 MPH. Iniciar a curva para interceptar final com antecedência para não perder o eixo. Evitar curvas de grande inclinação. Ao estabilizar na reta final de pouso, monitorar velocidade, rampa, pista livre e obstáculos nas imediações da pista. Iniciar o flare próximo do solo, de forma a interromper o planeio, e manter a aeronave voando paralelamente sobre a pista, com atitude ligeiramente cabrada. Aguardar o toque das rodas traseiras primeiro. Ao tocar no solo, gentilmente ceder nariz à frente para toque da roda dianteira. Manter eixo da pista com o uso dos pedais. Manter a aeronave configurada até a total liberação da pista em uso e cruzamento da barra de parada. Proceder com o AFTER LANDING CHECKLIST MEMORY ITEMS = TFOLL (Transponder OFF/2000, Flaps UP OFF, Landing Light OFF)
IMPORTANTE: Selecionar o transponder em OFF primeiro, para só depois configurar o código 2000. Recolher os FLAPS até a posição UP, verificar visualmente, e então trazer o switch para posição OFF. Desligar Landing Lights.
- Variações do padrão aceitáveis:
Julgar a altura na rampa ideal de planeio durante toda a aproximação. Caso esteja baixo, aplicar levemente potência até recuperar a rampa. Se estiver alto, aplicar FLAP 30 ou 40, assumir a velocidade de 65 MPH no planeio até enquadrar a rampa correta. Se ainda sim estiver alto, considerar a arremetida, ou então glissar.